sábado, 23 de maio de 2009

O rádio como recurso no Ensino


OBJETIVOS
Apresentar o rádio como um dos meios de comunicação existentes.
Desenvolver a linguagem oral e escrita
Despertar no aluno o processo comunicativo
Trabalhar a integração com a comunicação entre as disciplinas curriculares
Criar novas possibilidades de aprendizagem.

ASSUNTOS/ CONCEITOS
A tecnologia a ser sugerida é a utilizando do rádio dentro do ambiente escolar, pois através dele o educador proporciona ao aluno a participação como sujeito ativo dentro do processo comunicativo do qual ele conhece.
O radio tem em si o potencial de mexer com o emocional das pessoas, com as nossas fantasias, desejos e instintos. Passam com incrível facilidade do real para o imaginário.

TIPO DE RECURSO E EXPLICAÇÃO
O rádio é o meio de comunicação de massa mais popular, muitas vezes, o único a levar a informação e o entretenimento para populações que não têm acesso a outros meios. Foi através de características, como a sensoriedade, onde as palavras aliadas aos recursos sonoros conseguem despertar nas pessoas a imaginação e a concentração.
A imaginação é algo essencial na vida, principalmente das crianças, e aliada à concentração faz com que haja um desenvolvimento na compreensão do meio social, em que a imagem não está pronta e precisa ser definida na memória de cada um, através da atenção com a mensagem.
A união da comunicação com a educação pretende mostrar também que através do radio haverá uma ligação direta entre educar e comunicar, envolver e unir o aprendizado a um meio de comunicação de massa, ou seja, receber o rádio como um recurso metodológico alternativo é eficiente para auxiliar a aprendizagem de crianças com dificuldades.
É papel da educação, investir nessas tecnologias para que essas ferramentas tão práticas possam de fato ser utilizadas como fins pedagógicos. Porem são discussões como estas que envolvem o rádio que nos fazem perceber o quão este elemento pode tornar-se um importante objeto de estudo, principalmente quando inserido dentro do contexto da escola, caminhando de forma integrada com a comunicação e aprendizagem. É através da educação que podemos reduzir as grandes desigualdades existentes que não se resumem a social mas também o cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário