sábado, 23 de maio de 2009

Jornal como recurso no Ensino


COMO E QUANDO SURGIU O JORNAL
No Brasil, o primeiro jornal a circular foi o Correio Braziliense, editado por Hipólito José da Costa, impresso em Londres e distribuído na colônia a partir de 1808.
Mas o primeiro jornal impresso aqui no Brasil Foi a “Gazeta do Rio de Janeiro” impresso em 1.808 era o jornal oficial do governo, e agrupava comunicados do governo brasileiro. A imprensa oficial, chega ao Brasil junto Dom João VI.
2.1 O que é um jornal
O jornal é o espaço físico onde são publicadas as notícias apuradas pelos jornalistas. Sua função é levar, através dos textos noticiosos, o cidadão a espaços que ele não pode entrar. E fala para um publico heterogêneo, sem rosto, nem perfil definido. Em tese, ele entra na casa das pessoas e deve atingir todos os membros daquela família.
COMO É FEITO UM JORNAL (A ROTINA DE UMA REDAÇÃO)
A pré-pauta- É a relação simplificada e provisória com os possíveis assuntos que os repórteres do jornal vão apurar a cada dia.
A pauta - A pauta definitiva de um jornal vem de uma reunião com os pauteiros de todas as editorias, geralmente sob o comando de um editor-executivo.
A apuração da informação - Ultimamente, usam-se mais o telefone e a internet, no levantamento das informações que constam da pauta definitiva. Mas ainda se usa muito ir ao local.
O fechamento - É o final do trabalho de cada dia, em cada editoria. É o momento em que a página fica pronta na redação e vai para a gráfica para a impressão.
Os clichês - Também chamado de lugar-comum ou chavão, o clichê é aquela frase pronta, aquela expressão consagrada, aquela palavra repetida que em geral funciona bem na linguagem falada, mas que devemos evitar no texto jornalístico.
A distribuição do jornal - Como acontece com todo produto industrializado, é preciso fazer o jornal chegar até as mãos do leitor, que é o seu consumidor. Também no caso da indústria jornalística, existe toda uma logística interna e externa para que o produto chegue ao consumidor na melhor ocasião possível.
TERMOS USADOS NOS JORNAIS
Para entender a linguagem jornalística, é bom conhecer alguns termos usados no dia-a-dia das redações.
Artigo – Texto que traz a opinião e a interpretação do autor sobre um fato. Geralmente é assinado e não reflete necessariamente a opinião da publicação.
Editorial – É a opinião da empresa que publica o periódico sobre temas relevantes. Não é assinado.
Entrevista – Contato pessoal entre o repórter e uma ou mais pessoas (fontes) para coleta de informações. Também designa um tipo de matéria jornalística redigida sob a forma de perguntas e respostas (também conhecida como pingue-pongue).
Legenda – Texto breve colocado ao lado, abaixo ou dentro de foto ou ilustração, que acrescenta informações à imagem.
Lide – Abertura de um texto jornalístico. Pode apresentar sucintamente o assunto, destacar o fato principal ou criar um clima para atrair o leitor para o texto. O tradicional responde a seis questões básicas: o quê, quem, quando, onde, como e por quê.
Manchete – Pode ser tanto o título principal, em letras grandes, no alto da primeira página de um jornal, indicando o fato jornalístico de maior importância entre as notícias contidas na edição, ou o título de maior destaque no alto de cada página.
Nota – Pequena notícia.
Notícia – Relato de fatos atuais, de interesse e de importância para a comunidade e para o público leitor. A notícia é um fato natural (terremotos, erupções vulcânicas), político, social, econômico, cultural considerado relevante e merecedor de ser divulgado através de sua publicação em um ou mais tipos de mídia.
Pauta – Agenda ou roteiro dos principais assuntos a serem noticiados numa publicação jornalística.
Reportagem – Conjunto de providências necessárias à confecção de uma notícia jornalística: pesquisa, cobertura de eventos, apuração, seleção dos dados, interpretação e tratamento.
OS TAMANHOS DE TEXTO
A reportagem - É a alma do jornalismo. É a concretização do testemunho do jornalista que foi ao local, viu, anotou e depois redigiu para o leitor se informar.
O texto noticioso - Pode ser uma pesquisa, que entra na edição ao lado das reportagens, artigos, fotografias, ilustrações. É basicamente uma informação, sem opinião. Deve ser escrito em linguagem simples, sem rodeios.
A entrevista - Existem dois tipos clássicos de entrevista. A mais usada é a que tem a forma de perguntas e respostas.
O comentário - Ao contrario do texto noticioso, o comentário A apuração da informação.
Ultimamente, usam-se mais o telefone e a internet, no levantamento das informações que constam da pauta definitiva. Tem como referencia principal a opinião.
INFLUENCIAS NA EDUCAÇÃO
As atividades aplicadas enfatizam a integração do aluno com a realidade individual e social, orientando os estudantes em suas relações. O estimulo a leitura ocorre através do envolvimento entre escola/ aluno/ família, facilitando a compreensão dos fatos que envolvem sociedade. Com uso do jornal na escola, a interpretação e análise das notícias proporcionam mudanças na forma de pensar dos estudantes.
As atividades em geral buscam desenvolver a socialização entre as crianças de diversas faixas etárias. Atividades como brincadeiras, cuidados com a higiene, jogos, contação de histórias, observação de imagens, auxiliam no desenvolvimento da criança, buscando estimular as mesmas para convivências futuras. O jornal exerce o papel importante relacionado á curiosidade através da visualização das imagens e também o manuseio do material.
COMO TRABALHAR O JORNAL EM SALA DE AULA
Durante os primeiros meses, faz-se um trabalho de sensibilização com a criançada.
Apresentar o produto, ensinando-os a manipulá-lo, a dobrá-lo, a diferenciar os cadernos, a ver as fotos, as legendas, as manchetes, os títulos e as colunas.
Depois distribuir um para cada aluno
Em seguida, colocar a abertura da reportagem
O próximo passo é rascunhar, em gru­po, um lide sobre um fato ocorrido na escola.
Na etapa posterior, pedir para os alunos lerem tod­os os dias uma notícia em casa ou na biblioteca da escola. Em classe, a professora escolhe alguns estudantes para contar aos colegas o que leram. “Normalmente, eles procuram notícias sobre assuntos já estu­dados em sala de aula ou que tenham relação com a cidade
COMO MONTAR UM JORNAL EM SALA DE AULA
Para a edição de um jornal depois de todo o trabalho de análise, comparação e discussão do texto jornalístico. O jornal nasce no mural de cortiça da classe, que é dividido em seções.
Montadas as equipes de reportagem (grupos de quatro), começam as reu­niões para a definição de pautas, geral­mente relacionadas à comunidade e ao comportamento dos alunos. Tabelas e gráficos também entram nas reportagens, utilizando-se aí conhecimentos de Matemática, na área do tratamento da informação
Formam-se duplas de redatores (que vão apurar, pesquisar e redigir) e de diretores de arte (responsáveis pelas fotos, ilustrações, gráficos, diagramação, revisão do texto.
Cada equipe assina a página que elaborou. Na hora da diagramação, a professora coloca uma folha de papel A3 (29,7cm x 42cm) no quadro-negro. Os alunos colam as fotos e os textos feitos em computador nos lugares onde desejam que o material seja publicado.
Um trabalho como esse desenvolve a autonomia das crianças, tornando-as verdadeiros alunos-repórteres, e as desperta para a importância da leitura periódica de jornal”,
O USO DO JORNAL EM DIFERENTES DISCIPLINAS
Os professores de diferentes disciplinas do currículo podem utilizar o jornal para realização de inúmeras atividades

LÍNGUA PORTUGUESA
• pesquisar sobre hábito de leitura do jornal na comunidade
• fazer redação sobre o que aconteceria para a sociedade se os jornais não estivessem disponíveis no mercado
• criar histórias, reportagens, baseando-se apenas em foto de jornal
• fazer matéria sobre as manchetes mais importantes para a sociedade e o mundo
MATEMATICA
• analisar custos com alimentação e transporte para poder realizar um trabalho
• utilizar jornal como unidade de medida para medir a sala de aula, medir em centímetros o tamanho de um jornal, convertendo o tamanho da sala de centímetros para metros;
• fazer um orçamento para uma festa, procurando preços em jornais.
ARTES
• desenhar um cartum para o editorial de um assunto importante
• avaliar cartuns encontrados em jornais
• criar tiras de quadrinhos baseados em história já existente
EDUCAÇÃO FISICA
• montar um painel com ilustrações sobre diversos tipos de esporte
• observar uma modalidade esportiva e descrever o uniforme utilizado
• confeccionar um álbum com modalidades esportivas
• listar esportes não-praticados em sua cidade ou país

Para realizar todas as atividades aqui sugeridas, o professor poderá, então, aproveitar esse material muito rico – o jornal –, que traduz uma das formas de comunicação, como elemento de aprendizagem
O jornal nos faz entender que não é preciso utilizar recursos caros ou mesmo inviáveis para a escola. Com ele, os alunos terão a oportunidade de trabalhar com os diversos conteúdos e disciplinas.

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