sábado, 23 de maio de 2009

O que é tecnologia e a influência na educação


NOÇÕES DE TECNOLOGIA:
Fleury[17] “Tecnologia é um pacote de informações organizadas, de diferentes tipos(cientifica, empíricas ...), provenientes de várias fontes(descobertas cientificas, patentes, livros, manuais, desenhos ...) obtidas através de diferentes métodos (pesquisa, desenvolvimento, cópia, espionagem ...), utilizado na produção de bens e serviços”.
Para Gonçalves[22}, “Tecnologia consiste em um conjunto integrado de conhecimentos, técnicos, ferramentas e procedimentos de trabalhos aplicados na produção econômica de bens e serviços. A nova tecnologia é aquela utilizada em substituição a procedimentos anteriormente adotado na empresa. O autor faz uma distinção entre tecnologia (conhecimento) e sistema (técnico)
(combinação de máquinas e métodos empregados para obter um resultado desejado. Para ele tecnologia é muito mais que apenas equipamentos maquinários e computadores. É uma união entre conhecimento humano, seu social e suas expectativas com o sistema técnico”.
INFLUENCIA DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO:
O campo da educação está muito pressionado por mudanças, assim como acontece com as demais organizações. Percebe-se que a educação é o caminho fundamental para transformar a sociedade. Isso abre um mercado gigantesco que está atraindo grandes grupos econômicos dispostos a ganhar dinheiro, a investir nesse nicho e que importam os processos de reorganização e gestão trazidas das empresas.
Uma das áreas prioritárias de investimento é a implantação de tecnologia telemáticas de alta velocidade, para conectar alunos, professores e a administração. O objetivo é ter cada classe conectada à Internet e cada aluno com seu notebook. Começam a investir significativamente no mercado ainda pouco explorado da educação a distância, da educação contínua, principalmente dos cursos de curta duração.
Como em outras épocas, há uma expectativa de que novas tecnologias nos trarão soluções rápidas para o ensino. Sem dúvida as tecnologias nos permitem ampliar o conceito de aula, de espaço e tempo, de comunicação audiovisual, e estabelecer pontes novas entre o presencial e o virtual, o estar junto e o estarmos conectado a distância. Mas se ensinar dependesse só da tecnologia já teríamos achado as soluções há mais tempos. Elas são importantes, mas não resolvem as questões de fundo. Ensinar e aprender são os desafios maiores que enfrentamos em todas as épocas e particularmente agora em que estamos pressionados pela transição do modelo de gestão industrial para o da informação e do conhecimento.
Nosso desafio maior é caminhar para um ensino e uma educação com qualidade, que integre todas as dimensões do ser humano. Para isso precisamos de pessoas que façam essa integração em si mesmas no que concerne aos aspectos sensorial, intelectual, emocional, ético e tecnológico, que transitem de forma fácil entre o pessoal e o social, que expressem nas suas palavras e ações que estão sempre evoluindo, mudando, avançando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário